Reflexões sobre culturas indígenas e seus encontros com as crianças na educação museal
Resumo
O presente trabalho trata de questões em torno da educação museal, partindo do debate: Como tratar das histórias e culturas indígenas tendo como foco a criança pequena no museu? Como essa temática vem sendo tratada? As lacunas expográficas nos servem como mote para refletirmos sobre metodologias que nos auxiliam a dialogar sobre essas questões. Buscaremos compreender como as culturas indígenas vem sendo representadas e quais perspectivas podem nos auxiliar a ampliar as mediações direcionadas ao público infantil. Nesse sentido, amparadas por autores que refletem sobre as infâncias, educação e educação museal, refletimos sobre as imbricações possíveis e necessárias entre mediação, crianças e culturas e histórias indígenas.
Palavras-chave: Histórias e Culturas Indígenas; Crianças; Educação Museal.
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.