Reflexões sobre culturas indígenas e seus encontros com as crianças na educação museal

  • Larissa Altemar Assistente Pedagógica no MMGV. É licenciada em teatro, Pedagoga, Mestre em educação e inclusão social e pós-graduanda em Direitos Humanos e questões sociais
  • Danira Silva Educadora do Educativo do MMGV. Bacharel em Ciências Sociais pela UFMG. Mestranda em Ciências Sociais pelo PPGCSO/UFJF

Resumo

O presente trabalho trata de questões em torno da educação museal, partindo do debate: Como tratar das histórias e culturas indígenas tendo como foco a criança pequena no museu? Como essa temática vem sendo tratada? As lacunas expográficas nos servem como mote para refletirmos sobre metodologias que nos auxiliam a dialogar sobre essas questões. Buscaremos compreender como as culturas indígenas vem sendo representadas e quais perspectivas podem nos auxiliar a ampliar as mediações direcionadas ao público infantil. Nesse sentido, amparadas por autores que refletem sobre as infâncias, educação e educação museal, refletimos sobre as imbricações possíveis e necessárias entre mediação, crianças e culturas e histórias indígenas. 

Palavras-chave: Histórias e Culturas Indígenas; Crianças; Educação Museal.

 

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Publicado
2021-12-11
Como Citar
Altemar , L., & Silva , D. (2021). Reflexões sobre culturas indígenas e seus encontros com as crianças na educação museal. Cadernos De Sociomuseologia, 62(18), 65-75. https://doi.org/10.36572/csm.2021.vol.62.05