Museologia Social, deficiência e educação não formal: habilidades e aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual no Museu de Arte do Rio

  • Amanda Campos

Resumo

RESUMO O objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno
contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a
função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se
na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do
Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo
Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal
Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas
anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto,
filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior
das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía
um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência.
Palavras-chave: Museologia Social; Deficiência Intelectual; Educação Não Formal; MAR.

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Publicado
2021-12-11
Como Citar
Amanda Campos. (2021). Museologia Social, deficiência e educação não formal: habilidades e aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual no Museu de Arte do Rio. Cadernos De Sociomuseologia, 62(18). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/8013
Secção
Teses & Dissertações concluídas no Departamento de de Museologia-ULHT