Editorial

  • Maristela Simão Universidade Lusófona

Resumo

Nesta edição dos Cadernos de Sociomuseologia, o tema central são as relações entre a museologia e a diversidade Cultural. Analisando desde as mudanças pelas quais passa o próprio campo da museologia até a discussão de casos concretos de mudanças no foco de instituições, passando por exemplos históricos de atuação neste sentido, os artigos que compõem a presente edição trazem ao debate diferentes facetas da diversidade. Esta multiplicidade aponta como essas mudanças na forma de atuar de museus e museólogos podem representar a emersão de novos temas, novas formas de conhecer e novos protagonismos, que trazem consigo muitas possibilidades e oportunidades, assim como igual quantidade de desafios.

O reconhecimento e a valorização da diversidade cultural presente nos variados espaços tem sido, em tempos recentes, um dos principais pontos de interesse da Museologia. Ainda que os museus tenham, ao longo de sua trajetória, atuado, muitas vezes, como uma das ferramentas mais privilegiadas na construção de identidades nacionais que excluam de seu escopo parcelas da população consideradas indesejadas, em tempos mais recentes, em muitas instituições, os mesmos espaços têm sido abertos a concepções mais amplas de pertencimento, que reconhecem a diversidade como base de qualquer sociedade. Essa mudança de orientação que busca uma atuação consciente e crítica na direção do reconhecimento e respeito a diversidade(s) é uma das bases que tem sustentado a Sociomuseologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-03-18
Como Citar
Simão, M. (2022). Editorial. Cadernos De Sociomuseologia, 58(14). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/8164