Universidades, coleções, museus universitários e sociomuseologia: rede híbrida de diálogos
Resumo
Neste artigo pretende-se analisar o contexto contemporâneo das coleções e museus universitários brasileiros a partir da ótica da sociomuseologia. São apresentados dados desta categoria especifica de museus, aqui denominados em seu conjunto heterogêneo como Núcleos Museológicos Universitários. Abordaremos aspectos de suas potencialidades e desafios para demandas sociais, com destaque para a inclusão de processos museais contemporâneos que buscam a inserção de narrativas inclusivas dentro de estruturas tradicionais, em ambientes acadêmicos, historicamente constituídos. O objetivo é desenvolver uma reflexão baseada em textos que abordam aspectos do campo museal em espaços construídos, ou mesmo em projetos, que operam nas instituições de ensino superior, no campo da pesquisa, ensino e extensão cultural, com base em coleções formadas para fins acadêmicos e que atualmente pretendem expandir suas atribuições originais, vislumbrando a sociedade como um todo, na perspectiva de seus indivíduos como agentes históricos. As redes de cooperação estão inseridas no presente estudo como um complexo sistêmico, constituindo-se como uma estratégia de ação em face dos desafios sociais para a comunicação do patrimônio museológico universitário. Aqui não se buscam conclusões e apontamentos de caminhos, mas a construção de um discurso que possa contribuir para o instigante debate sobre a relação entre sociomuseologia, museus e universidades.
Palavras-chave: Museus universitários; Universidade; Sociomuseologia; Redes de cooperação
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