Cátedra Kaapora: conhecimentos e conhecedores não- hegemônicos na Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O presente artigo compartilha e discute experiências que vêm sendo desenvolvidas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no âmbito da Cátedra Kaapora de Conhecimentos Tradicionais e não-Hegemônicos. Criada em 2016 e vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Kaapora funciona como uma plataforma de diálogos entre os saberes acadêmicos e os não acadêmicos. Um de seus diferenciais é a valorização do protagonismo dos detentores de saberes e formas expressivas não-hegemônicos, assim como a abertura a suas formas próprias de construção e transmissão de conhecimento. Trata-se de um conjunto de iniciativas que combinam ensino, pesquisa e extensão comunitária, levadas a cabo por docentes e estudantes de diversos cursos e campi da Unifesp. A Cátedra Kaapora promove cursos dentro e fora da grade curricular, oficinas, palestras presenciais e remotas, visitas técnicas, levantamentos, residências artísticas e publicações – sozinha ou em parceria com outras entidades. Assim, contribui para ampliar os horizontes intelectuais, estéticos e epistemológicos dos envolvidos e para transformar a universidade em uma “pluriversidade”.

Palavras-chave: Cátedra Kaapora; Universidade Federal de São Paulo; conhecimentos não-hegemônicos; diálogos entre saberes; cotas epistêmicas

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Publicado
2023-12-07
Como Citar
Seltzer Goldstein, I. (2023). Cátedra Kaapora: conhecimentos e conhecedores não- hegemônicos na Universidade Federal de São Paulo. Cadernos De Sociomuseologia, 66(22), 27-38. https://doi.org/10.36572/csm.2023.vol.66.03