A memória social do Sete de Setembro da Vila Progresso Quando a museologia e os museus não chegam nas Periferias e no futebol de varzéa: Estudo de caso da memoria social do Sete de Setembro na Vila Progresso.
Resumo
O futebol de várzea é uma prática esportiva muito difundida nas periferias do Brasil. Na cidade de São Paulo, essa prática transcende o esporte e se torna um dos principais atrativos nesses bairros, seja pela escassez e opções de lazer ou por uma tradição que acompanha o crescimento desses bairros. A prática do futebol de várzea na Zona Leste da Cidade de São Paulo é bem difundida e essa região conta com diversos times tradicionais, dentre eles o Sete de Setembro. Atualmente, o time tem uma sede em terreno privado, mas ao longo de sua história ele já teve quatro campos, todos dentro dos limites da Vila Progresso. Este artigo analisará a relação do Clube Sete de Setembro da Vila Progresso com seu bairro buscando as memórias sociais em torno do campo através de entrevistas com pessoas ligadas ao clube e ao bairro. Dessa forma, compreenderemos como essa relação influenciou e influencia historicamente a vida desse bairro e dessas pessoas e afirmaremos que a busca por essas memórias amplia o olhar sobre o campo de futebol para além de sua funcionalidade usual, e o põe como um possível espaço de memória.
Palavras-chave: memória; futebol de várzea; lugar de memória
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.