Ecomuseus Universitários Brasileiros: Desafios e Potencialidades
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os Ecomuseus Universitários Brasileiros, suas ações, projetos, desafios e potencialidades ao ser considerado um museu híbrido, sendo simultaneamente um Ecomuseu e um Museu Universitário. Destacamos a relação entre teoria e prática de um Ecomuseu, priorizando a atuação integrada das comunidades e seus patrimônios e territórios. E os pilares universitário do ensino, pesquisa e extensão e como um Ecomuseu inserido neste âmbito potencializa sua missão e valores científicos e comunitários. Este trabalho faz uso da fundamentação teórico-conceitual desse tipo de museu, envolvendo as noções de território, comunidade, patrimônio científico e integral, e os desafios e potencialidades de um Ecomuseu universitário. Na interação e integração de saberes, sujeitos e interesses, investe-se no poder transformador do conhecimento e das suas próprias formas de produção, possibilitando a realização de uma “ecologia de saberes”. O ecomuseu torna-se campo de pesquisas múltiplo, de diferentes grupos de pesquisa, cursos de graduação e pós graduação, abrangendo como objeto de estudo o patrimônio, território, com sua fauna, flora, rios, mar, os processos antrópicos, histórias e memórias da população local.
Palavras-chave: Ecomuseus Universitários, Museu híbrido, Ecomuseu, Universidade, Comunidade, Território.Brazilian University Ecomuseums: Challenges and Potentialities
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