Para além das palavras: rótulos e o poder de moldar narrativas
Resumo
Este artigo investiga o poder que as instituições têm em relação ao fornecimento de informações na estrutura dos rótulos referentes ao seu acervo, seja exposto em forma de moldura permanente, seja em temporalidades mais definidas, como no caso das exposições itinerantes. Aborda, em particular, a apresentação de informações na perspectiva das questões pós-coloniais. A possibilidade de discutir preocupações significativas e emergentes relacionadas com a posse e apresentação do património constitui uma arena vital para examinar, em particular, a presença de artistas engajados criticamente com a identidade e os dispositivos do museu. Esta análise demonstrará que o potencial para abordar questões significativas reside na esfera de acção dos artistas. A exposição inovadora de Fred Wilson, "Mining the Museum" (1992), serve como outro ponto de referência extraordinário, destacando como os artistas podem impactar e remodelar profundamente as narrativas em ambientes institucionais. As atuais disputas relativas à apresentação de obras de arte são apresentadas com uma breve referência ao projeto “Revisão de títulos de obras” na Staatliche Kunstsammlung Dresden, na Alemanha.
Palavras-chave: Museologia; Coleção; Pós-colonialismo; Arte conceitual
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