Observando Terra (In)Submissa de Kiluanji Kia Henda e Bruno Moraes Cabral: Narrativas poéticas como meios políticos

Resumo

Neste artigo abordamos algumas questões que permeiam a não tão clara relação entre arte contemporânea e Sociomuseologia. A cultura de massas e as instituições comercialmente orientadas podem ter criado um imenso vale entre estas duas disciplinas que se tornou difícil de ultrapassar numa perspectiva social – abafando memórias conflitantes e afastando narrativas locais dos debates centrais. A identificação de premissas partilhadas entre os museus socialmente engajados e os artistas politicamente posicionados é uma tentativa de situá-los no âmbito Sociomuseológico. Ao analisarmos o curta-metragem Terra(In)Submissa, de Kiluanji Kia Henda e Bruno Moraes Cabral, fundamentamos nosso argumento em como a abordagem poética e política de tensões e traumas sociais – como o passado colonial – são manifestações artísticas que podem ser alvo de futuras investigações.   

Palavras -Chave: Filme; Arte; Colonialismo; Museologia

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Godoy, H. (2024). Observando Terra (In)Submissa de Kiluanji Kia Henda e Bruno Moraes Cabral: Narrativas poéticas como meios políticos. Cadernos De Sociomuseologia, 67(23), 143-152. https://doi.org/10.60543/csm.v67i23.9489