A ESCOLA E O MUSEU NO BRASIL: UMA HISTÓRIA DE CONFIRMAÇÃO DOS INTERESSES DA CLASSE DOMINANTE

  • Maria Célia Teixeira Moura Santos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Abstract

Este texto pretende ser uma incitação ao debate sobre algumas características da política educativo-cultural brasileira, no contexto social, político e econômico do país, e sua influência na ação educativa dos nossos museus, tomando como base algumas referências de caráter teórico, bem como a nossa vivência na área educativa dos museus, durante 14 anos, desempenhando diversos programas com professores e alunos do 1º e 2º graus, principalmente da rede oficial de ensino.

As reflexões que aqui serão apresentadas não enfocarão somente os aspectos pedagógicos e metodológicos, por considerarmos que estes estão intimamente relacionados com os aspectos sociais, políticos e econômicos do país, sendo que a práxis do museu e da Escola tem contribuído, directa ou indirectamente, no sentido de confirmar a ideologia dominante.

Realizaremos, pois, algumas considerações de caráter histórico1, sem o objetivo de nos aprofundarmos, mas utilizando-as como referencial para nos situarmos nos diversos períodos, vez que serão determinantes fundamentais na atuação dessas instituições. Em seguida, tentaremos situar o desempenho dos nossos museus nesse contexto, o que, a nosso ver, tem confirmado a proposta do modelo educacional estabelecido, repetindo, na maioria das vezes, as práticas pedagógicas da Escola.

Downloads

Download data is not yet available.
How to Cite
Santos, M. C. T. M. (1). A ESCOLA E O MUSEU NO BRASIL: UMA HISTÓRIA DE CONFIRMAÇÃO DOS INTERESSES DA CLASSE DOMINANTE. Cadernos De Sociomuseologia, 3(3). Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/306