Mining the Museum: o Museu como Palheta
Resumen
O artigo analisa o projeto Mining the Museum do artista Fred Wilson (1954 -), realizado em 1992 na Maryland Historical Society. O objetivo é discutir como intervenções artísticas podem indicar caminhos para museus históricos e etnográficos comprometidos com processos patrimoniais mais justos. O artigo parte do texto “Museus no horizonte colonial da modernidade: Garimpando o Museu (1992) de Fred Wilson” (2018) de Walter Mignolo e propõe uma perspectiva mais abrangente, que contempla a obra como uma intervenção institucional e comunitária e não apenas como uma exposição. Para tanto, contrapõe a visão de Mignolo sobre decolonialidade às contribuições de Silvia Rivera Cusicanqui e Maurice Halbwachs, que insistem na construção coletiva do conhecimento e na importância da união entre teoria e prática. O artigo conclui que Mining the Museum apresentou três rotas possíveis para intervenções artísticas em museus: a primeira rota corre da instituição para fora; a segunda, de fora para dentro da instituição; a terceira, internamente à instituição.
Palavras-chave: museologia, arte contemporânea, decolonialidade
Descargas
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.