Los fondos de conocimiento en el desFundos de conhecimento para o desenvolvimento da interculturalidade. Dilemas y paradojas ante los efectos de la covid-19 en alumnado inmigrante en situación de vulnerabilidad

https://doi.org/10.53809/2021-01-TS-n.1-31-48

  • María José Fernández Universidad de Málaga
  • Juan José Olivencia Universidad de Málaga
Palavras-chave: fundos de conhecimento, interculturalidade, inclusão educacional, COVID-19, estudantes vulneráveis

Resumo

Actualmente, os sistemas educativos mundiais estão a atravessar um período de incerteza causado pela eclosão de uma crise sócio-sanitária causada pela COVID-19, que levou à implementação de toda uma gama de soluções educativas numa modalidade híbrida para assegurar a continuidade educativa nas melhores condições possíveis. Esta situação sem precedentes teve um grande impacto em todos os agentes educacionais, afectando significativamente os estudantes mais vulneráveis.
O objectivo deste documento é analisar os efeitos da pandemia causada pela COVID-19 nos estudantes imigrantes vulneráveis, reflectir sobre os Fundos do Conhecimento como instrumentos essenciais para tornar as minorias étnicas visíveis e tentar investigar, de forma crítica e reflexiva, as acções que podem ser decisivas para garantir a equidade a partir de uma abordagem democrática, inclusiva e comprometida com a justiça social.

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Publicado
2021-07-27
Como Citar
Fernández, M. J., & Olivencia, J. J. (2021). Los fondos de conocimiento en el desFundos de conhecimento para o desenvolvimento da interculturalidade. Dilemas y paradojas ante los efectos de la covid-19 en alumnado inmigrante en situación de vulnerabilidad: https://doi.org/10.53809/2021-01-TS-n.1-31-48. Revista Temas Sociais , (1), 31-48. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/7766
Secção
Artigos