O trabalho das organizações da sociedade civil portuguesa na reinserção social da pessoa em reclusão. Um estudo exploratório.

https://doi.org/10.60543/ts_iss.vi6.9333

Palavras-chave: Reinserção Social; Reclusão; Sociedade Civil; Neoliberalismo.

Resumo

O objeto de estudo da presente investigação é o trabalho dos projetos implementados por Instituições integrantes da Rede Entregrades, nos estabelecimentos prisionais em Portugal. Este estudo tem como objetivos, face aos projetos constituintes da amostra: 1) realizar uma breve caracterização dos mesmos; 2) conhecer as suas perceções relativamente às repercussões da intervenção realizada; 3) identificar as suas principais dificuldades. Partiu-se da análise documental da informação divulgada nos sites institucionais. O corpus de análise encontrado não permitia igual solidez e informação, o que conduziu à realização de entrevistas semiestruturadas.

Os impactos das políticas neoliberais evidenciam a desresponsabilização do Estado; o trabalho de promoção e acompanhamento na reinserção fica a cargo da sociedade civil e das suas organizações, através de projetos financiados e do forte apoio do trabalho voluntário e, portanto, desprofissionalizado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mariana Rodrigues, Instituto Superior Miguel Torga

Assistente Social | Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga

Maria Rosa Tomé, Instituto Superior Miguel Torga | CLISSIS

Doutora em Serviço Social | Professora Auxiliar no ISMT |Investigadora Integrada no CLISSIS

Sónia Ribeiro, Instituto Superior Miguel Torga |CLISSIS

Doutora em Serviço Social | Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga | Investigadora no CLISSIS

Publicado
2024-07-23
Como Citar
Rodrigues, M., Tomé, M. R., & Ribeiro, S. (2024). O trabalho das organizações da sociedade civil portuguesa na reinserção social da pessoa em reclusão. Um estudo exploratório.: https://doi.org/10.60543/ts_iss.vi6.9333 . Revista Temas Sociais , (6), 6-23. https://doi.org/10.60543/ts_iss.vi6.9333
Secção
Artigos