MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA — MODELOS, PERCURSOS E INTERROGAÇÕES

  • Clara Camacho Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O tema proposto como pretexto inicial de reflexão neste encontro - "Modelos museológicos em realidades locais" — é por si só despoletador de um primeiro comentário. Isto porque a ideia de que "em museologia não há receitas" é repetidas vezes acentuada no pensamento museológico contemporâneo. Hugues de Varine — talvez o museólogo mais avesso à expressão 'modelo museológico' — expressa esta atitude em diversas ocasiões, tanto quando critica o seguidismo posterior à experiência do ecomuseu de Le Creusot, como em diferentes textos de ordem reflexiva de que respigámos este extracto de L'iniciative Communitaire: "Não se trata com efeito de dar um modelo para cada museu, mas estabelecer uma metodologia que permita repensar cada museu em função das condições particulares."

É nesta perspectiva — de enunciamento de princípios, de apresentação de metodologias, de colocação de algumas interrogações que aceitámos o repto e trazemos a este encontro a experiência de percurso do Museu Municipal de Vila Franca de Xira(MMVFX) numa fase em que esta instituição se encontra em mudança. Mudança de instalações, reequacionamento de programa, levantamento de interrogações .

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Camacho, C. (1). MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA — MODELOS, PERCURSOS E INTERROGAÇÕES. Cadernos De Sociomuseologia, 8(8). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/279