A PESQUISA SOBRE O OBJETO MUSEAL: LAVABO, PORCELANA CHINESA, TIPO EXPORTAÇÃO, SÉCULO XVIII

  • Rosana Nascimento Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Definindo o objeto museal como um meio que através da pesquisa, chega-se ao processo de produção de conhecimento, tendo como vetor a produção cultural do homem, que não é dissociado da rede de relações: sociais, políticas e econômicas, na qual foi produzido, tendo um significado cultural de uso, função e movimento no passado e no presente, seja o objeto da cultura material ou imaterial.

Assim, ao escolher um objeto o Lavabo, porcelana chinesa, tipo exportação, século XVIII, tendo por objetivo explicitar suas teias de relações, realizou-se um processo de pesquisa que viabilizou o entendimento do contexto de produção desse objeto.

Como também, a busca em demonstrar que a ação documental tradicional é um momento de coleta de dados que não contribui para a função educativa que deve nortear todo o fazer museológico. Onde os dados coletados só expressam os valores estéticos e históricos do objeto distanciado do seu contexto de produção, assim, nega o processo histórico onde este objeto foi produzido e sua relação com o homem.

Neste sentido este capítulo tem por objetivo colocar a pesquisa que foi realizada, buscando a historicidade contida no Lavabo, porcelana chinesa, tipo exportação, século XVIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Nascimento, R. (1). A PESQUISA SOBRE O OBJETO MUSEAL: LAVABO, PORCELANA CHINESA, TIPO EXPORTAÇÃO, SÉCULO XVIII. Cadernos De Sociomuseologia, 11(11). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/314