A PESQUISA SOBRE O OBJETO MUSEAL: LAVABO, PORCELANA CHINESA, TIPO EXPORTAÇÃO, SÉCULO XVIII
Abstract
Definindo o objeto museal como um meio que através da pesquisa, chega-se ao processo de produção de conhecimento, tendo como vetor a produção cultural do homem, que não é dissociado da rede de relações: sociais, políticas e econômicas, na qual foi produzido, tendo um significado cultural de uso, função e movimento no passado e no presente, seja o objeto da cultura material ou imaterial.
Assim, ao escolher um objeto o Lavabo, porcelana chinesa, tipo exportação, século XVIII, tendo por objetivo explicitar suas teias de relações, realizou-se um processo de pesquisa que viabilizou o entendimento do contexto de produção desse objeto.
Como também, a busca em demonstrar que a ação documental tradicional é um momento de coleta de dados que não contribui para a função educativa que deve nortear todo o fazer museológico. Onde os dados coletados só expressam os valores estéticos e históricos do objeto distanciado do seu contexto de produção, assim, nega o processo histórico onde este objeto foi produzido e sua relação com o homem.
Neste sentido este capítulo tem por objetivo colocar a pesquisa que foi realizada, buscando a historicidade contida no Lavabo, porcelana chinesa, tipo exportação, século XVIII.
Downloads
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under aCreative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.