Planejamento e avaliação nos processos de comunicação e educação - museus de futebol no Brasil (2012)

  • Vera Sperandio Rangel

Resumo

Nessa pesquisa, tenho como foco central a comunicação entre museus e público. Parto da hipótese de que a comunicação é fator essencial para facilitar a integração entre público, patrimônio e museu, o que consequentemente influencia o processo educativo. A partir disso, levanto a hipótese principal, segundo a qual nos museus de futebol a comunicação entre instituição e público é mais eficiente em função do quadro referencial comum presente na comunidade dos torcedores e indivíduos brasileiros, o que não ocorre nas outras tipologias de museus ou, de outros tipos de patrimônio. A relevância deste estudo para a sociedade está na contribuição para melhorias no serviço prestado pelos museus. Em primeiro lugar realizo um estudo da comunicação desenvolvida pelos museus através de suas narrativas expositivas. Em segundo lugar, são analisados os perfis dos públicos dos diferentes museus. Por fim, avalio o processo de comunicação entre museus e público, onde são observados aspectos como profissionalismo, divulgação midiática e ludicidade, frequência e preferência do público. Embora todos esses elementos sejam importantes, o estudo aponta que a apresentação de uma linguagem comum entre museu, patrimônio e público, como acontece nos museus de futebol, é fundamental para a melhor comunicação. Finalmente, apresento a análise interpretativa, tanto dos dados como da observação.

 

Palavras-chave: Museus, Sociomuseologia, Patrimônio, Futebol, Educação, Comunicação.

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Publicado
2014-07-23
Como Citar
Rangel, V. S. (2014). Planejamento e avaliação nos processos de comunicação e educação - museus de futebol no Brasil (2012). Cadernos De Sociomuseologia, 48(4). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/4638
Secção
Teses & Dissertações concluídas no Departamento de de Museologia-ULHT