NOVAS ESTRUTURAS / NOVOS MUSEUS

  • Agostinho Ribeiro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Constitui um interessante desafio, poder discorrer livremente sobre alguns fenómenos conceptuais em torno das mais recentes correntes museológicas, num exercício meramente académico e sem outra finalidade que não seja a de expôr algumas dúvidas e interrogações sobre a razão de ser, função e utilidade da chamada "nova museologia".

O título proposto, quer pelos equívocos que pode sugerir, quer pela amplitude das abordagens que permite, é, desde logo, motivador para uma profunda reflexão e potenciador de um sem número de questões que à nova museologia cabe interpretar e responder positivamente.

Com efeito, "Novas Estruturas/Novos Museus" pressupõe, por oposição, a existência (e eventual falência) das "velhas estruturas" e, consequentemente, dos "velhos museus".

Terá algum fundamento esta oposição novo/velho, no sentido da tão falada e discutida ruptura epistemológica primordial ou, pelo contrário, é possível e desejável o encontro de soluções de compromisso entre as velhas e novas estruturas, entre os velhos e os novos museus?

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Ribeiro, A. (1). NOVAS ESTRUTURAS / NOVOS MUSEUS. Cadernos De Sociomuseologia, 1(1). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/468