ESTÁGIO DE MUSEOLOGIA NO CENTRE INTERNATIONAL EN FORMATION ÉCOMUSEALE, QUEBEQUE: O BALANÇO DE QUATRO ESTAGIÁRIAS

  • Ana Maria Lousada Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Maria Leonor Carvalho Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Otília Jorge Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Leonor Tavares Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O curso de pós-graduação de Museologia Social, ministrado pelo ISMAG, proporciona aos finalistas vários estágios em instituições museológicas portuguesas e estrangeiras.

De entre estes, destacamos o estágio no Centre International en Formation Écomuséale, orientado pelo Prof. Pierre Mayrand, da Universidade do Quebeque, a que as signatárias deste artigo tiveram acesso.

À partida, este estágio constituía uma promessa de contacto com a PRÁTICA museológica (depois da aprendizagem TEÓRICA do curso de Museologia Social em Portugal), em instituições de uma qualidade verdadeiramente modelar, a todos os níveis, e com a colaboração de excelentes profissionais.

Estas expectativas vieram a confirmar-se por inteiro. Além disso, o estágio veio a revelar-se como uma oportunidade única de contacto com personalidades e instituições conhecidas internacionalmente pelo seu mérito profissional e pelo seu vanguardismo e espírito de inovação no chamado movimento da Nova Museologia.

Fazemos aqui questão de salientar o papel do Prof. Pierre Mayrand, que nos orientou e acompanhou ao longo deste estágio com uma sapiência e com uma amizade que jamais poderemos esquecer.

Para ele e para Renée Rivard, que nos acolheu de braços abertos, os nossos sinceros agradecimentos, assim como para Michel Noel, Nicole Lamontaigne, todos os colaboradores do "Écomusée de la Haute Beauce" e, de um modo geral, todos os profissionais ligados à museologia com quem contactámos e que tão bem nos receberam.

Por último - last but not least ! - a estagiária Leonor Sá gostaria de agradecer o estímulo e o apoio que lhe foram dados pelo director do Instituto Nacional de Polícia e Ciências Criminais, Dr. Ferreira Antunes, sem o qual o Museu Criminalístico não teria beneficiado desta oportunidade única de aprendizagem e experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Lousada, A. M., Carvalho, M. L., Jorge, O., & Tavares, L. (1). ESTÁGIO DE MUSEOLOGIA NO CENTRE INTERNATIONAL EN FORMATION ÉCOMUSEALE, QUEBEQUE: O BALANÇO DE QUATRO ESTAGIÁRIAS. Cadernos De Sociomuseologia, 1(1). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/480