Arquitetura e espaços museológicos: experiências a partir do plano de requalificação do núcleo arquitetônico histórico de Manguinhos na cidade do Rio de Janeiro
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar dois projetos de intervenção museográfica em edificações históricas a partir da proposta do Plano de Requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos – NAHM, localizado no campus sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, Brasil. O NAHM é formado por edificações erguidas no início do século XX em estilo eclético, com o propósito de abrigarem diversas atividades necessárias à pesquisa, ao ensino e à produção de soros, vacinas e medicamentos. A Cavalariça e o Pombal, apresentados neste trabalho, pertencem à primeira fase de implantação do Plano no campus e estão sendo destinadas à ampliação de espaços expositivos de divulgação científica na Fiocruz, por meio do Museu da Vida, setor responsável por ações desse tipo na instituição. As propostas de ocupação destas edificações foram determinadas em função de suas características arquitetônicas, com resultados bastante diferentes quanto aos meios utilizados na comunicação com o público.
Palavras-chave: espaços museológicos; plano de requalificação; patrimônio arquitetônico
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.