Os museus e os seus públicos: um estudo no Museu Nacional de Belas Artes de Cuba (MNBA)
Resumo
A presente comunicação, está inserida dentro dos estudos de museus que aprofundam nos significados simbólicos das pessoas e toma como apoio o conceito de consumo cultural. Por isto o tema acerca se ao consumo do patrimônio artístico cubano por parte dos públicos jovens, através das exposições temporais do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). O objetivo é explicar a incidência que tem as valorações, significações, estereótipos e usos do patrimônio artístico cubano dos públicos jovens, nas práticas e discursos respeito a dito patrimonio, através das exposições temporárias do Edifício de Arte Cubano do MNBA. A metodologia utilizou métodos e técnicas do enfoque qualitativo como a enquete, grupo de difusão e o completamento de frases, para chegar nas conclusões que as práticas e os discursos respeito ao patimônio artístico variam segundo os distintos públicos jovens: os discursos podem ser tradicionais, mais atualizados ou estão marcados pelo elemento simbólico- afetivo e, as práticas estão determinadas por estereótipos que perduram nos jovens.
Palavras-chave: estudo de públicos, consumo cultural, patrimônio artístico, públicos jovens, exposições temporais
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.