Editorial

  • Maristela Simão Universidade Lusófona

Resumo

Na presente edição de Cadernos de Sociomuseologia apresentamos debates sobre os museus e a sociomuseologia que transitem sob a perspectiva da fenomenologia. Analisando sua trajetória, grande parte da museologia, durante muito tempo, procurou organizar-se como um campo que tem sua existência definida a partir de seu objeto, que tem neles uma existência restrita e autocentrada. Era uma museologia que se definia pelo museu, mais preocupada com infestações de insetos ou com a umidade do que com a própria sociedade em que se inseria. Já por muito tempo, entretanto, esta visão tem sido questionada, na direção de uma concepção de museologia mais consciente e responsável, que tem na sua função social seu principal horizonte e na participação da comunidade uma de suas premissas. Reconhecendo estas transformações, tectônicas para o campo, torna-se necessário buscar novas formas de análise. O objetivo é, nesta perspectiva, ampliar as formas e as possibilidades. Não se trata, na maior parte das vezes, de negar a trajetória da museologia, mas vê-la alcançar terrenos ainda inóspitos, que possam contribuir para um constante incremento em sua atuação.

É neste sentido que estudos com uma base na fenomenologia, como aqui se apresentam, podem representar um grande impulso à ampliação do conhecimento disponível. Novas interpretações, como muitos dos caminhos que os artigos aqui publicados ousam trilhar, podem, deste modo, contribuir para que cada vez mais a museologia e o fazer museológico de pessoas e instituições estejam apontados para uma prática cidadã, consciente e que tenha os anseios sociais das diversas populações como linha mestra.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-03-18
Como Citar
Simão, M. (2022). Editorial. Cadernos De Sociomuseologia, 52(8). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/8162