Pedagogia do oprimido: educação e cidadania nas andarilhagens dos caminhos Brasil /Portugal.

Resumo

Esse é um diálogo andarilhado nos caminhos de Paulo Freire, tendo como fio a Pedagogia do Oprimido, tecida para compor nosso processo de formação, investigação e partilhas. Nossa “gentificação” parte do nosso chão (Brasil) em teias e experiências envolvendo ensino, pesquisa e produção de conhecimento, onde o povo diz a palavra e escreve a vida, num processo que se entrelaça com nossa narrativa de educadora militante e aprendente, no Brasil e em Portugal, compondo nossa mandala vida com o Movimento Graal e sua relação com Freire, nos caminhos da Educação e Cidadania antes da Revolução de Abril (1970/1974). Nossa biografagem vai se compondo nos encontros e aprendizagens interligando o processo da nossa caminhada onde Paulo Freire se constitui referencia e norte, sendo suporte metodológico e inspiração em processos de formação na Escola Pública e em espaços dentro do Movimento Social. Compondo o “inédito viável”, caminhamos numa metodologia da pergunta, registrada nas historias de vida contadas por protagonistas que desenvolvendo um processo educativo, caminhos e encontros com Freire aqui e lá, “gentificações”, “teceduras”, andarilhagens ,encontros com a sociomuseologia e as andarilhagens que permitem encontros e partilhas no Brasil e em Portugal.

Palavras -Chaves: Educação; Cidadania; Conscientização; GRAAL; Sociomuseologia.

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Publicado
2022-06-24
Como Citar
Cavalcanti, M. (2022). Pedagogia do oprimido: educação e cidadania nas andarilhagens dos caminhos Brasil /Portugal. Cadernos De Sociomuseologia, 63(19), 151-161. https://doi.org/10.36572/csm.2022.vol.63.12