Um olhar Sociomuseológico sobre a Dança Contemporânea e a Performance em museus e suas potencialidades na transformação social e institucional
Resumo
O presente artigo examina a entrada da performance e da dança contemporânea nos museus ocidentais. Desde a década de 1960, as artes em movimento têm gradualmente conquistado espaço em instituições museológicas. Referenciando diversos autores no campo da Sociomuseologia e dos Estudos em Dança, neste texto busca-se proporcionar uma compreensão do corpo como um elemento que acumula conhecimento transmissível através do movimento, com base no pensamento de autores como Maria Leda Martins, Zeca Ligiério e Susan Leigh Foster, entre outros. Dois estudos de caso serão explorados para entender como a performance e a dança contemporânea podem se relacionar com a necessidade de decolonizar espaços museológicos: a coreógrafa Amanda Piña e a dupla de artistas Antonio Amador e Jandir Junior. Tratam-se de exemplos que oferecem diferentes perspectivas artísticas e abordagens em relação à possibilidade de transformação dos museus.
Palavras-chave: Sociomuseologia; Dança Contemporânea; Performance; Decolonial; Museus de Arte.
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