Um olhar Sociomuseológico sobre a Dança Contemporânea e a Performance em museus e suas potencialidades na transformação social e institucional
Resumen
O presente artigo examina a entrada da performance e da dança contemporânea nos museus ocidentais. Desde a década de 1960, as artes em movimento têm gradualmente conquistado espaço em instituições museológicas. Referenciando diversos autores no campo da Sociomuseologia e dos Estudos em Dança, neste texto busca-se proporcionar uma compreensão do corpo como um elemento que acumula conhecimento transmissível através do movimento, com base no pensamento de autores como Maria Leda Martins, Zeca Ligiério e Susan Leigh Foster, entre outros. Dois estudos de caso serão explorados para entender como a performance e a dança contemporânea podem se relacionar com a necessidade de decolonizar espaços museológicos: a coreógrafa Amanda Piña e a dupla de artistas Antonio Amador e Jandir Junior. Tratam-se de exemplos que oferecem diferentes perspectivas artísticas e abordagens em relação à possibilidade de transformação dos museus.
Palavras-chave: Sociomuseologia; Dança Contemporânea; Performance; Decolonial; Museus de Arte.
Descargas
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.










