Inclusão e Equidade, vetores de uma comunicação para Todos

Resumo

Este artigo encontra as suas premissas no modelo da diversidade funcional, que implica o respeito de uns pelos outros e o esforço de todos para reduzir o diferencial entre o que se oferece e exige e o que cada um é capaz de fazer em determinado contexto.

Uma das mais importantes necessidades do ser humano, é o seu relacionamento com os outros. Para expressão das suas necessidades, da sua vontade, para troca de pontos de vista, para um aumento do conhecimento mútuo, para fazer amigos, para a sua realização profissional, a comunicação é fator essencial.

Daí, a quase obrigação de nos esforçarmos por, empregando todos os meios ao nosso alcance para proporcionarmos àqueles de entre nós, com problemas de comunicação, se puderem expressar e fazer compreender pelos que os rodeiam.

A comunicação aumentativa e alternativa, aliada à tecnologia, tem como objetivo a oferta de métodos de ampliação das capacidades remanescentes de comunicação, ou de substituição, no caso da ausência de qualquer forma de expressão comunicativa percetível.

Palavras chave:  Inclusão; comunicação acessível; equidade

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-11-12
Como Citar
Sousa, C. (2024). Inclusão e Equidade, vetores de uma comunicação para Todos. Cadernos De Sociomuseologia, 68(24), 65-69. https://doi.org/10.60543/csm.v68i24.9830