Novas perspectivas para os estudos sobre deficiência: um caso português
Resumo
O presente texto parte de aspectos da vida cotidiana do poeta português e consultor de acessibilidade Paulo Reis Simões para discutir como as sociedades em geral (não) incluem pessoas com deficiência. Inicia-se apresentado os principais modelos para o entendimento das questões da deficiência, contextualizando-os e apresentando os eventos históricos mais significativos que os estruturaram. Partindo de uma abordagem que utiliza como referencial os estudos das Ciências, Tecnologias e Sociedades (CTS), buscou-se trazer os conceitos de agência, coletivo, composição e tradução como contribuições para os estudos da deficiência, cujos principais modelos são apresentados brevemente na primeira seção. Adotando um estilo narrativo típico dos estudos das Ciências, Tecnologias e Sociedade, os conceitos acima referenciados emergem da própria narrativa de Paulo, dando um caráter empírico a este trabalho. Por fim, evidencia-se as contribuições e lições principais que podem ser tiradas desses estudos para a acessibilidade na sociedade em geral e, especificamente, em museus.
Palavras chave: Pessoas com deficiência; acessibilidade e inclusão; estudos sobre a deficiência; estudos CTS; acessibilidade em museus
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.