Os Direitos Autorais e os Museus: o Caso Brasileiro
Abstract
A temática dos direitos autorais possui uma importância central para o trabalho executado pelos museus. Neste sentido, este texto aponta algumas questões que o processo de musealização deve enfrentar no trato com as obras, com a autoria e os processos museais. O objetivo da reflexão não é definir procedimentos e normatizações, mas sim apontar questões conceituais para o debate sobre direitos autorais em um contexto de mutações dos mecanismos de reprodutibilidade técnica e de alterações da legislação. Para isso, o trabalho é composto de: i) uma análise da construção social dos conceitos de obra e autor e da teia de relações onde assumem sentido; ii) uma interpretação das formas pelas quais a temática dos direitos autorais irrompe no brasileiro Estatuto dos museus; e iii) um estudo de caso sobre a circulação da imagem do quadro A noite, do pintor Pedro Américo, que é abrigado pelo Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e que passou por um processo de apropriação e ressignificação por parte de uma empresa de queijos de Minas Gerais.
André Amud Botelho é Mestre em Antropologia (Universidade Federal Fluminense) e Técnico em Assuntos Culturais - Antropólogo da Coordenação de Pesquisa e Inovação Museal (CPIM-DEPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus.
Eneida Quadros Queiroz é Mestre em História (Universidade Federal Fluminense) e Técnica em Assuntos Culturais – Historiadora da Coordenação de Pesquisa e Inovação Museal (CPIM-DEPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus.
Robson dos Santos é Doutor em Sociologia (Universidade Estadual de Campinas) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Sandro dos Santos Gomes é Mestre em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Técnico em Assuntos Culturais – Sociólogo da Coordenação de Pesquisa e Inovação Museal (CPIM-DEPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus.
Vitor Rogério Oliveira Rocha é Bacharel em História (Universidade de Brasília) e Técnico em Assuntos Culturais – Historiador da Coordenação de Pesquisa e Inovação Museal (CPIM-DEPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus.
Downloads
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under aCreative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.