PENSAR CONTEMPORANEAMENTE A MUSEOLOGIA

  • Judite Primo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Abstract

No presente trabalho pretendemos analisar cinco documentos básicos que traduzem o Pensar Museológico no nosso século e que, principalmente, levaram os profissionais da área a aplicar esta “ciência” de forma menos hermética e a entender a sua prática.

A opção em estuda-los e analisa-los, deve-se ao facto destes documentos influenciarem a prática e o pensar museológico actual. É impossível, nos dias actuais, falar de museologia sem referir um destes documentos, até mesmo porque estes levaram a elaboração de vários outros documentos, isso sem falarmos de algumas nações que até mesmo modificaram e/ou criaram leis especificas para a gestão da sua política cultural, preservacionista.

De qualquer modo, temos consciência que este trabalho apenas se propõe fazer uma abordagem preliminar dos documentos, na medida em que a riqueza de seu conteúdo permitiria que nos atardassemos sobre toda uma infinidade de questões que eles levantam.

Downloads

Download data is not yet available.
How to Cite
Primo, J. (1). PENSAR CONTEMPORANEAMENTE A MUSEOLOGIA. Cadernos De Sociomuseologia, 16(16). Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/350