CAPÍTULO 3 - ANÁLISE DO PROJECTO DO ECOMUSEU DA MURTOSA
Abstract
A presente dissertação tem como estudo de caso o «Projecto do Ecomuseu da Murtosa» desenvolvido pelo Centro de Estudos de Sociomuseologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em parceria com a Geoideia – Estudos de Organização do Território, Lda. –, a pedido da Câmara Municipal da Murtosa que tinha por objectivo recuperar o seu museu municipal e requalificar o património local.
O Centro de Estudos de Sociomuseologia apresentou à C.M. da Murtosa um projecto inovador que articulava a promoção de actividades culturais para a comunidades local com a promoção de actividades turísticas; serviços educativos com serviços de usufruto lúdico/didácticos do território humanizado da Ria; assim como a (re)descoberta dos patrimónios moliceiros com a resignificação deste mesmo património.
O interesse pelo projecto do Ecomuseu da Murtosa deve-se ao seu carácter original e inovador, na medida em que toda a sua programação está assente na ideia de serviços. Parece-nos ser de extrema importância pensar o museu como instituição tão comprometida socialmente que se pensa e organiza como entidade prestadora de serviços socioculturais para as suas comunidades e para os seus utilizadores, actuando como vector estratégico no processo do desenvolvimento local.
Convém salientar que o projecto entregue à Câmara Municipal da Murtosa era um documento de trabalho sucinto que optou por uma intervenção directa esclarecendo as opções tomadas, não evidenciando as opções conceptuais e metodológicas adoptada para se chegar a tais decisões. Evidente está que estas opções tiveram por base o conhecimento profundo da equipa da teoria museológica contemporânea que sustentou o projecto em causa.
Downloads
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under aCreative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.