Trabalho e precarização nos museus brasileiros: uma análise introdutória

  • Wagner Miquéias Professor efetivo da Coordenadoria Especial de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ.

Resumo

Este estudo é uma reflexão inicial sobre a situação do trabalhador museólogo no Brasil e está nos marcos da Sociologia do Trabalho. Utilizo dados da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Museus em Números, para visualizar a situação dos museólogos nas instituições museológicas brasileiras, localizando tal situação num cenário econômico nacional e internacional. Desenvolvo uma breve incursão nas reflexões contemporâneas sobre o mundo do trabalho e suas transformações, pretendendo, com isso, escolher certas categorias para caracterizar os museólogos e compreendê-los no mundo de trabalho. Privilegiarei, aqui, os estudos dos sociólogos brasileiros Ricardo Antunes e Ruy Braga e do economista inglês Guy Standing, pois tratam do tema da precarização do trabalho combinando os referenciais da Economia Política e da Sociologia do Trabalho. 

Palavras-chave: museólogos, museus, precarização, precariado, trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Wagner Miquéias, Professor efetivo da Coordenadoria Especial de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ.

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ. Fui bolsista de Iniciação Científica pela UNIRIO (2005-2006), bolsista PIBIC-CNPq (2006-2007), bolsista AT-CNPq (2008-2009) e bolsista de Mestrado do CNPq (2009-2011). Sou professor efetivo da Coordenadoria Especial de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ministro aulas nas cadeiras de Teoria e Comunicação Museológica e desenvolvo pesquisas sobre a História dos Museus e sobre o mundo do trabalho na Museologia. Desenvolvo pesquisas acerca da Formação dos Museus e sobre o mundo do trabalho na Museologia

Publicado
2016-06-26
Como Citar
Miquéias, W. (2016). Trabalho e precarização nos museus brasileiros: uma análise introdutória. Cadernos De Sociomuseologia, 52(8). https://doi.org/10.36572/csm.2016.vol.52.06