Manancial Missioneiro: ancestralidade indígena e processos museológicos em São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.
Resumen
A presente tese tem como objetivo compreender o contexto do processo museológico e as estratégias que originaram o atual Manancial Missioneiro, localizado em São Miguel das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Essa iniciativa museal é liderada por Valter Braga, que reuniu em sua residência uma coleção, transformando-a na Exposição Cultural Missioneira, reconstruiu espaços considerados sagrados e adaptou rituais que evocam a ancestralidade guarani. A pesquisa evidencia o lugar das ruínas e a conformação do paradigma jesuítico, as ações de patrimonialização e musealização que culminaram na criação do Museu das Missões e as leituras decoloniais que privilegiam a cosmovisão indígena. Por fim, analisa a trajetória do Manancial Missioneiro e as ações em prol do reconhecimento e da valorização da ancestralidade indígena, demonstrando os impactos da Nova Museologia e da Museologia Social, ao instaurar fissuras no pensamento museológico e promover desobediências epistêmicas marcadas pela decolonialidade. Por meio de revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo, apresenta os contornos de uma Museologia Indisciplinada, pautada nos referenciais das populações da região, com o intuito de evidenciar como esse processo contribuiu para valorizar referências culturais indígenas, reinventando espaços e mobilizando rituais. A tese demonstra como os processos museológicos podem ser utilizados como ressonância de práticas ancestrais e como espaço de disputa para o reconhecimento de identidades indígenas.
Palavras-chave:
Ancestralidade indígena; processos museológicos; Museologia Indisciplinada; Manancial Missioneiro; São Miguel das Missões.
Descargas
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.