CONSIDERAÇÕES FINAIS; REFERÊNCIAS; LISTA DE FIGURAS

  • Adolfo Samyn Nobre Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumen

Ao trabalharmos a questão da construção de memórias e identidades sociais no bairro Maré, pelos narradores do CEASM, através da criação do Arquivo Documental Orosina Vieira, podemos notar que o processo não consiste em uma simples, ou pura, construção: nem memória, nem identidade se constroem a partir do zero. O que existe é uma reformulação ou revaloração de determinados fatos ou aspectos atribuídos, neste caso específico, à região da Maré e à sua população.

O bairro Maré é uma região marcada pelo estigma da pobreza e da violência, negligenciada, durante anos, pelos poderes públicos. Os narradores do CEASM não negam essas afirmações, mas se apropriam dela e afirmam que, se há pobreza e descaso do poder público, também há um povo forte que resiste e constrói com suas próprias mãos aquilo em que lhes faltou o Estado. Se há analfabetismo e baixa escolaridade, há também uma parcela que se recusa a aceitar o “destino” anunciado pelo senso comum e transpõe as dificuldades impostas por seu meio social, alcançando os mais elevados graus acadêmicos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Cómo citar
Samyn Nobre, A. (1). CONSIDERAÇÕES FINAIS; REFERÊNCIAS; LISTA DE FIGURAS. Cadernos De Sociomuseologia, 33(33). Recuperado a partir de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/504