Património, museologia e participação: estratégias museológicas participativas no concelho de Peniche
Resumen
A presente dissertação tem como enfoque o trabalho de campo desenvolvido numa freguesia do concelho de Peniche, Portugal, tendo como base um projeto designado ‘Inventário Participativo do Património Cultural de Atouguia da Baleia’ (IP), associado a um polo museológico então em fase de implementação – o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. O IP tem como objetivos o levantamento dos ativos patrimoniais das diferentes localidades dessa região, o fortalecimento das relações museu-população e o reconhecimento por parte da comunidade dos seus patrimónios, considerando a articulação entre património e desenvolvimento. Num processo de investigação-ação, aplicou-se um conjunto de estratégias museológicas participativas, numa perspetiva interdisciplinar, entre as quais: tertúlias com a população, mapeamento participativo, caminhadas de reconhecimento e entrevistas semidirigidas.
Confirmou-se ser possível, pela aplicação dos princípios da Sociomuseologia, o levantamento, identificação e divulgação bem como o reconhecimento e valorização, por parte da comunidade, dos seus patrimónios, materiais e imateriais, sendo a participação uma questão central no desenvolvimento do projeto. Encara-se o museu como uma instituição ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, tendo o IP contribuído para uma melhor gestão do património local.
Palavras-chave: Inventário Participativo, Sociomuseologia, Património Cultural, Memória Coletiva, Desenvolvimento e participação comunitária.
Descargas
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.