Editorial

  • Maristela Simão Universidade Lusófona

Resumo

O presente número dos Cadernos de Sociomuseologia reúne um conjunto de textos sob a perspectiva da educação, participação e patrimônio, na área da museologia. Os textos apresentados versam sobre processos museais e educativos, educação museal e educação patrimonial, em museus, instituições museológicas e outros espaços de memória e cultura.  As discussões aqui apresentadas são alicerçadas, em sua maioria, em torno de dois eixos. Em primeiro lugar, estudos de casos específicos, perfazendo um panorama de iniciativas diversas, que tenham uma visão de patrimônio cuja sustentação esteja na participação das comunidades, tanto na definição quanto nos seus usos. Em outro aspecto, são apresentadas investigações que versem sobre facetas mais abrangentes do patrimônio, como a acessibilidade, a participação e as formas de reconhecer e abordar a diversidade.

Todos estes temas, entretanto, convergem para uma perspectiva ampla, que reconhece o patrimônio e seus usos, por indivíduos e instituições, a partir de uma concepção abrangente de participação, que busca parcerias e tem sua sustentação nos anseios e desafios das comunidades onde estes patrimônios estão inseridos. A ideia da participação social das comunidades envolvidas e da busca de uma função social que dá sentido à existência de museus e instituições museológicas são uma das bases compartilhadas nestas pesquisas, e alguns dos principais caminhos que a Sociomuseologia tem trilhado, com muito interesse, ao longo de sua trajetória.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-03-18
Como Citar
Simão, M. (2022). Editorial. Cadernos De Sociomuseologia, 62(18). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/8166