O Museu de Cultura Periférica e suas articulações: perspectivas de uma intelectual orgânica sobre a Sociomuseologia brasileira
Resumen
Viviane Conceição Rodrigues é uma importante intelectual orgânica brasileira. Nascida em 1982 na periferia de Maceió, passou a integrar uma série de articulações culturais em rede e foi elemento fundamental na fundação do Museu Cultura Periférica, um dos 12 Pontos de Memória Pioneiros, sediado no bairro Jacintinho. Afro-empreendedora premiada, é Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2008) e Mestre pela Universidad Pablo de Olavid (2020), na Espanha. Sua trajetória pessoal se mistura com a trajetória dos museus comunitários brasileiros, esparramando-se em territórios muito além dos geográficos, tendo sido partícipe na constituição de um conjunto de políticas públicas para o campo da Museologia no Brasil. Em entrevista a nós concedida, generosa, afetuosa e paciente, compartilhou aspectos fundamentais para se pensar a Sociomuseologia pelas mãos daqueles que vivem na fronteira entre academia e militância social, em um constante fluxo entre pôr em prática em prol da comunidade as mais complexas reflexões populares e científicas de modo conectado.
Descargas
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.










