Museologias a serviço da diferença e linguagem de especialidade: Uma revisão integrativa sobre as ressonâncias do termo diferença na Sociomuseologia
Resumo
Este artigo realiza uma revisão de literatura sobre as ressonâncias do termo diferença no âmbito da Sociomuseologia, visando compreender algumas configurações da linguagem de especialidade nessa Escola de Pensamento. O intuito é perceber como a diferença, enquanto termo e conceito, tem sido mobilizada, problematizando as especificidades e os desafios terminológicos. Por meio de uma metodologia qualiquantitativa baseada na revisão integrativa de literatura, elege como universo de análise os textos (editoriais, artigos e documentos) publicados na revista Cadernos de Sociomuseologia (1993-2023) e as teses defendidas no doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona (2008-2023). O trabalho evidencia um crescimento da incidência do termo diferença nos textos analisados e uma abordagem polissêmica, com um diálogo cada vez mais explícito com as epistemologias decoloniais e com a interculturalidade. Por fim, identifica as três autorias e conceitos mais citados na revisão: Mário Moutinho com o conceito de “direito à diferença”; Maria Célia Teixeira Moura Santos e “respeito à diferença”; e Paulo Freire, a partir dos conceitos “diferença do outro” e “respeito à diferença”.
Palavras-chave: Sociomuseologia. Terminologia. Diferença.
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.