GESTÃO MUSEOLÓGICA E SISTEMAS DE QUALIDADE

  • Ana Mercedes Stoffel Fernandes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Os Sistemas da Qualidade são métodos facilitadores do trabalho, que definem e utilizam ferramentas de apoio baseadas no bom senso, para serem aplicadas no planeamento e gestão das organizações. Esta metodologia não é dogmática nem fechada e pode e deve ser adaptada às diferentes situações e tipologias institucionais.

Em Portugal, os Museus e as organizações culturais em geral, não possuem nem utilizam regularmente as ferramentas de apoio à programação e à gestão, que são habitualmente utilizadas pela generalidade das organizações económicas e de serviços, noutros países, incluindo já as instituições ligadas à Cultura e às Artes. Acresce ainda, que nem sequer a Programação Museológica, uma ferramenta imprescindível de implementação e garantia de funcionamento dos museus, é aplicada nas suas fases de estruturação, construção ou remodelação, apesar de ser exigida por lei, de existirem em Portugal bons especialistas nesta área, e de várias dissertações de Mestrado sobre o tema terem já sido defendidas em diversas Universidades Portuguesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Fernandes, A. M. S. (1). GESTÃO MUSEOLÓGICA E SISTEMAS DE QUALIDADE. Cadernos De Sociomuseologia, 28(28). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/518