Pelos Caminhos da Museologia e da Educação: sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural

Resumo

Este texto apresenta relações intrínsecas entre as áreas da Museologia e da Educação, tendo por base o referencial teórico da UNESCO que alicerçam essas conexões. Estabelece o diálogo com o projeto “Educação para o século XXI”, baseado em quatro pilares fundamentais para a promoção do desenvolvimento cognitivo e social dos seres humanos; e, reflete sobre os impactos de uma educação alicerçada por um novo “contrato social” que permitirá redesenhar um futuro que promova, coletivamente, mudanças socio-políticas-educativas-culturais. Trata-se de um ensaio sobre o papel e a influência do educador brasileiro Paulo Freire na área da museologia, por meio das ações educativas e dos processos museológicos socialmente comprometidos com a emancipação popular. São apresentadas algumas das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Reciprocidade de Saberes realizadas pela Cátedra UNESCO-ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” no ano de 2021. Este período que coincide com as comemorações internacionais do centenário de nascimento de Paulo Freire, permite refletir como o campo da museologia tem reimaginado a práxis freireana em seus processos, territórios de intervenção e projetos educativos.

Palavras-Chave: Museologia, Educação, Cidadania, Diversidade Cultural, Paulo Freire

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Publicado
2022-06-24
Como Citar
Primo, J., & Soto, M. (2022). Pelos Caminhos da Museologia e da Educação: sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural. Cadernos De Sociomuseologia, 63(19), 09-20. https://doi.org/10.36572/csm.2022.vol.63.01