Desenho, patrimônio e cotidiano: a experiência do projeto de extensão natal desenhada (UFRN, Brasil)
Resumo
O artigo apresenta o projeto de extensão NATAL DESENHADA, uma parceria do DARQ/ UFRN com o grupo USK Natal, que busca fomentar discussões sobre o patrimônio cultural a partir de ações que articulam atividades de educação patrimonial com práticas de desenho de locação, partindo de duas premissas: uma abordagem alargada do conceito de patrimônio cultural, em que o cotidiano é tratado como base; e o entendimento de que a educação patrimonial se dá em contextos culturais amplos nos quais a escola não é o único agente educativo. Ao enfatizarmos a necessidade do alargamento do conceito de patrimônio cultural e da incorporação da prática cotidiana como elemento fundamental nessa discussão, consideramos abordar o acesso e as práticas inclusivas como aspectos fundamentais para a discussão. Em 2018 e 2019, as atividades ocorreram de forma presencial, nos bairros da Ribeira e Cidade Alta, e visaram construir nexos entre as gerações que não conheceram os referidos bairros de forma pulsante e viva. Em 2020 e 2021, as ações ocorreram em formato remoto, em função da COVID19. Em 2020, no bairro do Alecrim, as atividades apontaram para a diversidade de usos, memórias, afetos e dificuldades de valorização do patrimônio cultural. Em 2021, as ações ocorreram de modo virtual em cidades do interior e da região metropolitana de Natal. Em 2022, foi retomado o formato presencial, em bairros da zona norte da cidade, tendo como público-alvo escolas de ensino médio. Reforçamos a importância das ações de extensão na aproximação entre os saberes acadêmicos e o cotidiano das cidades, incorporando-o no espectro do patrimônio cultural. Ressaltamos que a adaptação ao modo remoto, com a adoção de recursos digitais, não substitui a experiência do corpo na cidade.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural; desenho; cotidiano; Urban Sketchers Natal (Brasil)
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