Biografia e Proximidade: Livros de Artista no Projeto “Entre Vizinhos” do Museu Calouste Gulbenkian

Resumo

O projeto Entre Vizinhos, decorre desde 2017 no Museu Calouste Gulbenkian e dirige-se à população sénior da freguesia das Avenidas Novas. Nesse contexto,  propõe-se anualmente um programa cultural desenhado a partir dos interesses e das necessidades dos participantes e das instituições de cuidado que com eles trabalham.

Em 2018, o programa incluiu a cocriação de um livro de artista e a exposição “24 Estórias Entre Vizinhos”, que decorreu do trabalho com a artista Ana João Romana. O livro de artista funcionou como um modo de aproximação e reflexão sobre a arte contemporânea, desbloqueando a criatividade dos participantes. A exposição foi apresentada no Centro de Arte Moderna e em lojas e cafés circundantes à instituição.

Neste artigo pretendo pensar como é que um trabalho ancorado em torno do território de um museu em que são trabalhados conceitos como vizinhança e biografia pode levar a uma reflexão sobre conhecimentos situados e práticas de cuidado em instituições museológicas, colocando-os no centro do trabalho em projetos participativos, criação de exposições e programação.

Através de alguns exemplos do “Entre Vizinhos”, serão abordados no texto modos de relação entre museus e comunidades que contribuam para a emancipação e criem uma rede de entreajuda local, pensando o Museu como um lugar de cuidado e bem-estar.

Como é que a relação do Museu com uma população idosa e vulnerável pode ajudar a incorporar outras formas de saber e outras vivências? Como pode o Museu combater o isolamento social e promover uma aprendizagem ao longo da vida? Poderá ser o livro de artista uma forma de aproximação às comunidades e de promoção da participação?

Palavras-chave: livros de artista; museus situados; participação; envelhecimento ativo

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Guerreiro, M. (2024). Biografia e Proximidade: Livros de Artista no Projeto “Entre Vizinhos” do Museu Calouste Gulbenkian. Cadernos De Sociomuseologia, 67(23), 105-122. https://doi.org/10.60543/csm.v67i23.9485