Périplos textuais e representações da educação literária no ensino básico

  • Dulce Melão Escola Superior de Educação de Viseu

Resumo

A Educação Literária tem sido recentemente alvo de atenção no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (2015), destacando-se o seu contributo para a formação de leitores, sobretudo ao conciliar práticas de leitura autónoma com itinerários que possam promover o ensino da compreensão do texto literário. Neste estudo refletimos sobre tais desafios, a partir de um conjunto de planificações realizadas no âmbito de um trabalho efetuado na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (1.º Ciclo de Estudos em Educação Básica, 3.º ano), centrado na exploração do domínio da Educação Literária em articulação com o ensino do desenvolvimento da compreensão na leitura. Utilizando como instrumentos 12 planificações elaboradas pelos estudantes, tivemos como objetivo investigar qual a relevância da Educação Literária em sala de aula para estes estudantes, através da análise das suas diferentes propostas de operacionalização dos objetivos incluídos em tal domínio, cruzando-o com o domínio da Leitura e Escrita. Inferimos que depreciavam alguns dos objetivos e respetivos descritores de desempenho no âmbito da Educação Literária, fazendo, por vezes, uma articulação débil com o domínio da Leitura e Escrita. Concluímos que é necessário que existam programas de formação que possibilitem aos futuros profissionais da Educação consolidar o gosto pela leitura, de modo a que tal possa vir a repercutir-se no seu futuro público.


Palavras-chave: educação literária; leitura; ensino do Português; profissionais da educação.

Publicado
Jan 31, 2018
Como citar
MELÃO, Dulce. Périplos textuais e representações da educação literária no ensino básico. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 37, n. 37, jan. 2018. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6229>. Acesso em: 21 feb. 2018.