Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs ou DOI para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • Os autores incluíram o seu ORCID e validaram após receberem um e-mail.
  • O texto tem um espaçamento de 1,5 pontos; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Instruções para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com revisão por pares (ex.: artigos), o texto não contém informações pessoais nem qualquer outra informação que possa dificultar o processo de revisão cega por pares.
  • Em caso de estudos empíricos, o nome da comissão de ética e o código de aprovação (caso exista) foi identificado no texto, na seção do método.
  • Não foi usada IA (inteligência artificial) ou ferramentas assistidas por IA (como o ChatGPT) para geração de texto. Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos seus manuscritos.
  • Declaro, sob minha honra, que as informações acima são verdadeiras.

Instruções para Autores

Os artigos submetidos devem ser originais e inéditos, redigidos em língua Portuguesa, Inglesa, Francesa ou Castelhana.

Deverão ser submetidos on line, depois de registo, no site da Revista Lusófona de Educação (RLE), no seguinte endereço: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao

A submissão on line deve ser feita sob anonimato, isto é, o artigo não deverá ter qualquer referência nem aos autores nem à instituição a que pertencem. A identificação dos autores deve ser feita no local próprio para o efeito, na plataforma de submissão.

No caso de submissões para Dossiers Temáticos, os manuscritos devem ser submetidos por e-mail, anexando num documento separado a identificação, dados pessoais, email e afiliação institucional.

Os autores que submetem um manuscrito à RLE deverão incluir o seu identificador ORCID. Os autores que ainda não possuem este ID devem registar-se no seguinte site: http://orcid.org.

Para garantir a originalidade dos manuscritos recebidos, a RLE utiliza uma ferramenta de deteção de plágio.

Todos os manuscritos submetidos à RLE devem:

  • Abordar um tema importante no campo das Ciências da Educação a partir de uma abordagem multidisciplinar;
  • Incorporar de forma adequada a literatura existente, relevante e atualizada; e
  • Contribuir para ampliar o nosso entendimento sobre os processos de aprendizagem e os processos educacionais em níveis micro e macro.

Critérios gerais de conteúdo

Extensão: Os manuscritos devem ter um mínimo de 30 000 e o máximo de 40 000 caracteres (com espaços) incluindo os 4 resumos, gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas.

Formatação: Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 12; Espaço 1,5 justificado em ambas as margens não inferiores a 3 cm.

Resumo e palavras-chave: Os manuscritos devem ser acompanhados, no início, de um resumo em português, inglês, francês e espanhol (1200-1500 caracteres com espaço) e 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. O resumo deve explicitar o tema geral, a problemática, os objetivos, a metodologia e as principais conclusões

Fonte de financiamento: Caso a investigação que deu origem ao manuscrito tenha recebido financiamento, quando o mesmo for aceite para publicação, os autores devem acrescentar o  nome da agência financiadora e o código de financiamento (grant) na seção de agradecimentos do manuscrito.

Título curto: Um título curto com menos de 25 caracteres deve ser incluído na página de título.

Notas: Sempre que possível, evite o uso de notas. Caso sejam indispensáveis, devem ser apresentadas como notas de fim (endnotes) e não como notas de rodapé (footnotes), para não distrair o leitor.

Autoria: Os autores devem evitar qualquer indicação de autoria do manuscrito. As informações sobre os autores devem ser fornecidas na plataforma de submissão, mas não no ficheiro enviado para revisão.

Estilo: As normas de referência bibliográfica seguidas pela Revista Lusófona de Educação são as da APA (American Psychological Association) 7ª edição: as citações bibliográficas devem ser inseridas no corpo do texto, de acordo com as mesmas normas. As notas, quando as houver, devem surgir no final do texto, antes das referências bibliográficas. Abaixo estão alguns exemplos de citações:

  1. Livro com autor coletivo (grupos como autores, instituições, organizações): American Psychological Association. (2021). Mastering APA style student workbook (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000271-000
  2. Legislação: Resolução da Assembleia da República n.º 98/2016, de 2 de junho. Diário da República, Série I(106) https://data.dre.pt/eli/resolassrep/98/2016/06/02/p/dre/pt/html
  3. Tese de doutoramento: Estrela, E. (2015). Alquimia do conhecimento: A construção do conhecimento curricular em Portugal (1970-2009). [Tese de doutoramento em Educação, Universidade Lusófona]. Repositório Científico Lusófona. http://hdl.handle.net/10437/6695
  4. Artigo de revista científica: Estrela, E. (2018). The knowledge of policies: The personal dimension in curriculum policies in Portugal. British Journal of Educational Studies, 67(2), 1–17. https://doi.org/10.1080/00071005.2018.1444730
  5. Livro com Editores como autores:  Johnson, N. G., Roberts, M. C., & Worell, J. (Eds.). (1999). Beyond appearance: A new look at adolescent girls. American Psychological Association.
  6. Artigo de revista científica: Lopes, J. B., Silva, A. A., Cravino, J. P., Costa, N., Marques, L., & Campos, C. (2008). Transversal traits in science education research relevant for teaching and research: A meta-interpretative study. Journal of Research in Science Teaching, 45(5), 574–599 https://doi.org/10.1002/tea.20225
  7. Artigo de revista científica: Moody, J., & White, D. R. (2003). Structural cohesion and embeddedness: A hierarchical concept of social groups. American Sociological Review, 68(1), 103. https://doi.org/10.2307/3088904
  8. Artigo de revista científica: She, H. C., Stacey, K., & Schmidt, W. H. (2018). Science and mathematics literacy: PISA for better school education. International Journal of Science and Mathematics Education, 16(Suppl 1), 1–5. https://doi.org/10.1007/ s10763-018-9911-1
  9. Artigo de jornal periódico (ou revista): Silva, C. C. (2021, 11 de maio). Avi Loeb: “Se os humanos estão a enviar aparelhos para o espaço, deveríamos procurar os que tenham sido enviados por outros”. Público. https://www.publico.pt/2021/05/11/ciencia/ entrevista/humanos-estao-enviar-aparelhos-espaco-deveriamos-procurar-enviados-1960517
  10. Livro: Teodoro, A. (2020). Contesting the global development of sustainable and inclusive education: Education reform and the challenges of neoliberal globalization. Routledge.
  11. Capítulo de um livro com Organizadores/Editores sem n.º de páginas: Teodoro, A., Galego, C. & Fraga, N. (2019). Teaching comparative education in Portugal. In M. A. Peters (Ed.), Encylopedia of teacher education. Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1179-6_312-1
  12. Artigo de revista científica: Trindade, R. (2014). A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de proble- mas: Perspetivas e questões. Revista Lusófona de Educação, 27, 43–57. https://revistas.ulusofona.pt/index. php/rleducacao/article/view/4829
  13. Página da Internet:  World Health Organization. (2018, março). Questions and answers on immunization and vaccine safety. https://www.who.int/mongolia/health-topics/vaccines/faq

Obrigações dos Autores

  • A investigação relatada deve ter sido conduzida de forma ética e responsável, cumprindo toda a legislação aplicável.
  • Os investigadores devem apresentar os seus resultados de forma clara, honesta e sem fabrico, falsificação ou manipulação inadequada dos dados.
  • Os investigadores devem descrever os seus métodos de forma clara e inequívoca para permitir a replicação por outros.
  • Os investigadores devem cumprir as instruções para os autores, garantindo que o trabalho submetido é original, não contém plágio e não foi publicado anteriormente.
  • Os autores devem assumir responsabilidade coletiva pelo trabalho submetido e publicado.
  • As fontes de financiamento e eventuais conflitos de interesse devem ser divulgados.

Procedimento de avaliação

Os autores são obrigados a participar no processo de revisão por pares. Nesse sentido, devem evitar qualquer indicação sobre a autoria do trabalho submetido. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não devem aparecer no manuscrito. As informações sobre os autores devem ser incluídas na plataforma de submissão, mas não no ficheiro do manuscrito enviado para revisão. Manuscritos que não cumpram estas normas de apresentação são rejeitados.

Quando um manuscrito é submetido, a equipa editorial faz uma triagem do texto, analisando se o mesmo cumpre as normas de publicação, se tem potencial para publicação e se se encontra dentro do escopo da revista. Num prazo máximo de 15 dias após a receção do artigo, a equipa editorial da revista tomará a primeira decisão, indicando se o artigo será encaminhado para o processo de revisão cega por pares.

Em caso positivo, a equipa editorial atribuirá o manuscrito a dois avaliadores externos, que realizarão uma revisão cega (double blind peer review) do artigo. Durante o período de revisão, tanto os nomes dos autores quanto dos avaliadores serão anónimos.

Nos casos em que a equipa editorial tenha dúvidas após o processo de revisão, a avaliação é discutida com alguns membros do conselho editorial, a fim de chegar a um acordo e a uma decisão sobre o manuscrito.

O acompanhamento do processo de avaliação deverá ser feito na plataforma de revisão.

Artigos

O formato deve seguir uma estrutura padrão, de forma a não haver repetição de informação e que a mesma seja organizada e clara:


Introdução: Apresenta o contexto da investigação/pesquisa, a revisão de literatura e o problema que motivou o estudo. Deve incluir os objetivos e, se aplicável, as hipóteses da investigação;

Metodologia: Descrição detalhada dos métodos e procedimentos utilizados para a recolha e análise dos dados. Deve permitir que outros investigadores possam reproduzir o estudo. Inclui informações sobre amostra, instrumentos, procedimentos e técnicas de análise

Resultados: Apresenta os principais resultados do estudo, de forma objetiva, geralmente acompanhados de tabelas, gráficos e figuras para ilustrar os dados. Não deve incluir interpretações ou discussões dos resultados, apenas a apresentação dos dados.

Discussão: Interpretação dos resultados em relação aos objetivos e hipóteses, análise de implicações e comparação com estudos anteriores. Também pode incluir limitações do estudo e sugestões para estudos futuros.

Conclusão: Resumo das principais descobertas e a sua relevância. A conclusão pode destacar implicações práticas, sugestões de utilização dos resultados e contribuições do estudo para a área.

Referências bibliográficas: Lista completa de todas as fontes citadas no artigo, seguindo as normas da APA (7ª edição). 

Apêndices e Anexos (se aplicável): Material adicional, como questionários, documentos suplementares, e tabelas muito extensas, que complementam o artigo.

Recensão Crítica

Texto em que o autor analisa, interpreta e avalia de forma criteriosa uma obra ou conjunto de obras, oferecendo uma visão aprofundada sobre os seus pontos fortes e limitações. Deve incluir:

  • Resumo da Obra: Uma síntese dos principais argumentos, objetivos e conteúdos da obra analisada.
  • Análise Crítica: Uma avaliação dos aspetos metodológicos, teóricos e práticos, discutindo a relevância, a coerência e a originalidade do material.
  • Contextualização: A obra é situada dentro de um quadro teórico ou comparada a outras produções da mesma área, evidenciando a sua contribuição para o campo.
  • Conclusões: O(A) autor(a) destaca as implicações do trabalho, apontando possíveis lacunas, sugestões de melhoria e direções para estudos futuros.

Ensaio

Texto que apresenta uma abordagem crítica e reflexiva sobre um tema específico. Diferentemente dos estudos empíricos que seguem uma metodologia rigorosa para testar hipóteses, o ensaio permite:

  • Discussão teórica e conceptual: O(A) autor(a) expõe e debate ideias, teorias e conceitos, fundamentando os seus argumentos na literatura existente.
  • Flexibilidade na estrutura: Mantendo as normas de submissão, o ensaio pode apresentar uma estrutura mais flexível, permitindo uma exposição mais discursiva e menos padronizada.
  • Contribuição para o debate: O objetivo é fomentar reflexões e ampliar o entendimento sobre o tema, propondo novas perspectivas ou interpretando informações de forma original.
  • Argumentação pessoal fundamentada: O(A) autor(a) pode incorporar a sua visão crítica e interpretativa, desde que os argumentos estejam bem fundamentados e contextualizados.

Política de Privacidade

Todos os autores que submetam os seus artigos para publicação na RLE assumem o compromisso de não os submeter a outras revistas. Simultaneamente, conferem à redação da RLE os direitos de indexação, em redes internacionais, dos artigos publicados. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras ou gráficos já publicados, são da exclusiva responsabilidade dos autores.