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  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

Instruções para Autores

  1. Os artigos devem ser originais, redigidos em língua Portuguesa, Inglesa, Francesa ou Castelhana.
  2. Deverão ser submetidos on line, depois de registo, no site da Revista Lusófona de Educação (RLE), no seguinte endereço: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao
  3. A submissão on line será feita sob anonimato, isto é, o artigo não deverá ter qualquer referência nem aos autores nem à instituição a que pertencem. Os dados pessoais serão inseridos em local próprio para o efeito; os artigos submetidos por e-mail deverão ter a identificação, dados pessoais, email e afiliação institucional em página separada.
  4. Formatação: Tamanho de letra: Times New Roman, 12; Espaço 1,5 justificado em ambas as margens não inferiores a 3 cm. As citações a partir de 40 palavras devem aparecer em parágrafo próprio, sem aspas, conter espaço 1,5, recuo de 1,27 cm da margem esquerda e fonte 12. As notas devem estar no final do texto (Times New Roman, 10; espaço simples). Os artigos devem ter um mínimo de 30 000 e o máximo de 40 000 caracteres (com espaços) incluindo os 4 resumos, gráficos, quadros, imagens e notas de fim de texto e referências bibliográficas. 
  5. Os artigos devem ser acompanhados, no início, de um resumo em português, inglês, francês e espanhol (1200-1500 caracteres com espaço) e 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. O resumo deve explicitar o tema geral, a problemática, os objetivos, a metodologia e as principais conclusões.
  6. Todos os autores que submetam os seus artigos para publicação na RLE assumem o compromisso de não os submeter a outras revistas a não ser que os artigos não sejam publicados no prazo de um ano. E, simultaneamente, conferem à redacção da RLE os direitos de indexação, em redes internacionais, dos artigos publicados. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras ou gráficos já publicados, são da exclusiva responsabilidade dos autores.
  7. O parecer favorável dos avaliadores não implica a publicação automática dos artigos. A não publicação imediata prende-se com a política editorial da RLE e com o volume de artigos submetidos à RLE e avaliados positivamente. 
  8. As normas de referência bibliográfica seguidas pela Revista Lusófona de Educação são as da APA (American Psychological Association) 7ª edição: as citações bibliográficas devem ser inseridas no corpo do texto, de acordo com as mesmas normas. As notas, quando as houver, devem surgir no final do texto, antes das referências bibliográficas. 
    1. Livro com autor coletivo (grupos como autores, instituições, organizações): American Psychological Association. (2021). Mastering APA style student workbook (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000271-000
    2. Legislação: Resolução da Assembleia da República n.º 98/2016, de 2 de junho. Diário da República, Série I(106) https://data.dre.pt/eli/
      resolassrep/98/2016/06/02/p/dre/pt/html
    3. Tese de doutoramento: Estrela, E. (2015). Alquimia do conhecimento: A construção do conhecimento curricular em Portugal (1970-2009). [Tese de doutoramento em Educação, Universidade Lusófona]. Repositório Científico Lusófona. http://hdl.handle.net/10437/6695
    4. Artigo de revista científica: Estrela, E. (2018). The knowledge of policies: The personal dimension in curriculum policies in Portugal. British Journal of Educational Studies, 67(2), 1–17. https://doi.org/10.1080/00071005.2018.1444730
    5. Livro com Editores como autores:  Johnson, N. G., Roberts, M. C., & Worell, J. (Eds.). (1999). Beyond appearance: A new look at adolescent girls. American Psychological Association.
    6. Artigo de revista científica: Lopes, J. B., Silva, A. A., Cravino, J. P., Costa, N., Marques, L., & Campos, C. (2008). Transversal traits in scien- ce education research relevant for teaching and research: A meta-interpretative study. Journal of Research in Science Teaching, 45(5), 574–599 https://doi.org/10.1002/tea.20225
    7. Artigo de revista científica: Moody, J., & White, D. R. (2003). Structural cohesion and embeddedness: A hierarchical concept of social groups. American Sociological Review, 68(1), 103. https://doi.org/10.2307/3088904
    8. Artigo de revista científica: She, H. C., Stacey, K., & Schmidt, W. H. (2018). Science and mathematics literacy: PISA for better school educa- tion. International Journal of Science and Mathematics Education, 16(Suppl 1), 1–5. https://doi.org/10.1007/ s10763-018-9911-1
    9. Artigo de jornal periódico (ou revista): Silva, C. C. (2021, 11 de maio). Avi Loeb: “Se os humanos estão a enviar aparelhos para o espaço, deveríamos procurar os que tenham sido enviados por outros”. Público. https://www.publico.pt/2021/05/11/ciencia/ entrevista/humanos-estao-enviar-aparelhos-espaco-deveriamos-procurar-enviados-1960517 
    10. Livro: Teodoro, A. (2020). Contesting the global development of sustainable and inclusive education: Education reform and the challenges of neoliberal globalization. Routledge.
    11. Capítulo de um livro com Organizadores/Editores sem n.º de páginas: Teodoro, A., Galego, C. & Fraga, N. (2019). Teaching comparative education in Portugal. In M. A. Peters (Ed.), Encylopedia of teacher education. Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1179-6_312-1
    12. Artigo de revista científica: Trindade, R. (2014). A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de proble- mas: Perspetivas e questões. Revista Lusófona de Educação, 27, 43–57. https://revistas.ulusofona.pt/index. php/rleducacao/article/view/4829
    13. Página da Internet:  World Health Organization. (2018, março). Questions and answers on immunization and vaccine safety. https:// www.who.int/mongolia/health-topics/vaccines/faq

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