Sobre a Revista

A Revista Lusófona de Educação (RLE), fundada em 2003, é uma publicação científica trimestral do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona , com o apoio da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 

Âmbito e Objetivos

A RLE tem como objetivo ser um fórum internacional de referência para a divulgação de investigação original, de alta qualidade, sujeita a revisão por pares, bem como de reflexões críticas e ensaios abrangendo um espectro largo de investigação educacional.

Embora tenha um interesse particular nos contextos educativos da comunidade de países de língua portuguesa e nas suas interações globais, acolhemos contributos de todas as regiões geográficas do globo.

Todas as submissões devem ser metodologicamente rigorosas, teoricamente fundamentadas, claramente articuladas e demonstrar relevância para uma audiência internacional de investigadores/as, professores/as, pessoal técnico e/ou administrativo e decisores/as políticos/as. 

As contribuições provenientes das ciências da educação são centrais, mas também aceitamos abordagens interdisciplinares que possam esclarecer questões educativas.

A RLE está especialmente interessada em manuscritos que procurem estabelecer pontes entre teoria e prática, ofereçam perspetivas críticas sobre debates educacionais atuais, explorem abordagens pedagógicas inovadoras e os seus resultados, e contribuam para a formulação e avaliação de políticas educativas a diversos níveis.

Os principais objetivos da RLE são:

  1. Promover uma compreensão abrangente da educação: Procura desenvolver o conhecimento através da publicação de estudos empíricos robustos e trabalhos teóricos que clarifiquem práticas, processos e sistemas educativos.
  2. Fomentar o diálogo interdisciplinar: Encoraja contributos que integrem perspetivas de diversas disciplinas.
  3. Informar e melhorar a prática pedagógica e a política educativa: Procura publicar investigação com implicações claras para a melhoria dos contextos de ensino e aprendizagem, a formulação de políticas educativas eficazes e a resposta aos desafios contemporâneos da educação.
  4. Ligar a investigação a uma audiência diversificada: Pretende tornar a investigação educacional acessível e relevante para os diferentes stakeholders na área da educação.

 

Taxas de publicação

A Revista Lusófona de Educação (RLE) não cobra taxas de processamento de artigos (APC) aos autores para a submissão, avaliação por pares, revisão linguística, paginação, publicação, distribuição, disponibilização online e download do artigo.

Política de Acesso Livre

A RLE oferece acesso livre, aberto e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Todo o conteúdo da RLE está disponível gratuitamente, sem custos para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores podem ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar ligações para os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim legal, possibilitando uma maior disseminação de cada artigo.

Política de Antiplágio

Todos os artigos submetidos à RLE passam pela deteção de plágio. Os autores devem garantir originalidade dos artigos e devem mencionar e citar corretamente todas as informações oriundas de outras publicações. O plágio é um comportamento antiético e é considerado fraude.

Arquivamento

A RLE deposita os seus artigos publicados em acesso aberto no Repositório Científico Lusófona - RECIL, para garantir a preservação digital a longo prazo.

Depósito

A RLE tem uma política de registo de auto-depósito digital no Servidor da Universidade Lusófona, onde é realizado um backup diário. A RLE permite que os autores depositem todas as versões do seu trabalho num repositório institucional ou noutro repositório da sua escolha. Não é aplicado qualquer período de embargo.

Indexação

A RLE é divulgada internacionalmente, encontrando-se acessível em política de open access, em versão digital, e está indexada em diversas bases e redes nacionais e internacionais de grande relevância: Scopus (ELSEVIER), RCAAP, LatinREV, Latindex, Social Science Premium Collection (ProQuest), Agricultural & Environmental Science Collection (ProQuest), Education Collection (ProQuest), Sociology Source Ultimate (EBSCO).

 

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA DE:

Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Instituto de Educação - Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal

Email: rle@ulusofona.pt

 

ISSN

ISSN - 1645-7250 / ISSN Eletrónico - 1646-401X

Depósito Legal - 1645-7250676767

A Revista Lusófona de Educação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.