Sobre a Revista

A Revista Lusófona de Educação (RLE) é uma publicação científica trimestral do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona.

Fundada em 2003, os seus objetivos prioritários são a publicação de trabalhos científicos na área das Ciências de Educação e o intercâmbio com outras publicações científicas da mesma área ou áreas afins.

A revista publica artigos originais em quatro idiomas: Português, inglês, francês e espanhol.

Adotando o modelo de fluxo contínuo e online-first, a RLE oferece maior flexibilidade e agilidade no processo de submissão e publicação de artigos científicos.

A sua inclusão nas mais importantes redes internacionais de indexação confere-lhe grande visibilidade internacional e faz dela uma revista de referência para as comunidades de falantes de português.

A Revista Lusófona de Educação (RLE) adota uma política de acesso aberto e não cobra taxas de processamento de artigos (APC - Article Processing Charges).

Tipo de submissões aceites

Todos os manuscritos submetidos à RLE devem:

  • Abordar um tema importante no campo das Ciências da Educação a partir de uma abordagem multidisciplinar;
  • Incorporar de forma adequada a literatura existente, relevante e atualizada; e
  • Contribuir para ampliar o nosso entendimento sobre os processos de aprendizagem e os processos educacionais em níveis micro e macro.

Artigos

O formato deve seguir uma estrutura padrão, de forma a não haver repetição de informação e que a mesma seja organizada e clara:

Introdução: Apresenta o contexto da investigação/pesquisa, a revisão de literatura e o problema que motivou o estudo. Deve incluir os objetivos e, se aplicável, as hipóteses da investigação;

Metodologia: Descrição detalhada dos métodos e procedimentos utilizados para a recolha e análise dos dados. Deve permitir que outros investigadores possam reproduzir o estudo. Inclui informações sobre amostra, instrumentos, procedimentos e técnicas de análise

Resultados: Apresenta os principais resultados do estudo, de forma objetiva, geralmente acompanhados de tabelas, gráficos e figuras para ilustrar os dados. Não deve incluir interpretações ou discussões dos resultados, apenas a apresentação dos dados.

Discussão: Interpretação dos resultados em relação aos objetivos e hipóteses, análise de implicações e comparação com estudos anteriores. Também pode incluir limitações do estudo e sugestões para estudos futuros.

Conclusão: Resumo das principais descobertas e a sua relevância. A conclusão pode destacar implicações práticas, sugestões de utilização dos resultados e contribuições do estudo para a área.

Referências bibliográficas: Lista completa de todas as fontes citadas no artigo, seguindo as normas da APA (7ª edição).

Apêndices e Anexos (se aplicável): Material adicional, como questionários, documentos suplementares, e tabelas muito extensas, que complementam o artigo.

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Ensaio

Texto que apresenta uma abordagem crítica e reflexiva sobre um tema específico. Diferentemente dos estudos empíricos que seguem uma metodologia rigorosa para testar hipóteses, o ensaio permite:

  • Discussão teórica e conceptual: O(A) autor(a) expõe e debate ideias, teorias e conceitos, fundamentando os seus argumentos na literatura existente.
  • Flexibilidade na estrutura: Mantendo as normas de submissão, o ensaio pode apresentar uma estrutura mais flexível, permitindo uma exposição mais discursiva e menos padronizada.
  • Contribuição para o debate: O objetivo é fomentar reflexões e ampliar o entendimento sobre o tema, propondo novas perspectivas ou interpretando informações de forma original.
  • Argumentação pessoal fundamentada: O(A) autor(a) pode incorporar a sua visão crítica e interpretativa, desde que os argumentos estejam bem fundamentados e contextualizados.

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Recensão Crítica

Texto em que o autor analisa, interpreta e avalia de forma criteriosa uma obra ou conjunto de obras, oferecendo uma visão aprofundada sobre os seus pontos fortes e limitações. Deve incluir:

  • Resumo da Obra: Uma síntese dos principais argumentos, objetivos e conteúdos da obra analisada.
  • Análise Crítica: Uma avaliação dos aspetos metodológicos, teóricos e práticos, discutindo a relevância, a coerência e a originalidade do material.
  • Contextualização: A obra é situada dentro de um quadro teórico ou comparada a outras produções da mesma área, evidenciando a sua contribuição para o campo.
  • Conclusões: O(A) autor(a) destaca as implicações do trabalho, apontando possíveis lacunas, sugestões de melhoria e direções para estudos futuros.

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