CONSIDERAÇÕES FINAIS; BIBLIOGRAFIA; ANEXOS
Abstract
Considerações finais
Procuramos, ao longo deste trabalho, contextualizar os estudos de programação sob a perspectiva da gestão museal no que se refere às novas exigências institucionais contemporâneas. Reiteramos, no entanto, que se os métodos de gestão empresarial são aplicáveis aos museus, devem ser sob o ponto de vista museológico: museus não são empresas. por outro lado, a interdisciplinaridade é uma exigência que se impõe à museologia enquanto disciplina aplicada e outras áreas do conhecimento podem (e devem) ser adequadas à sua utilização.
Defendemos a criação do centro de memória do samba de São Paulo em virtude da necessidade de musealização de um recorte patrimonial cuja importância perpassa à categoria de símbolo da identidade nacional: uma manifestação popular, fruto de relações multiculturais e originariamente praticada pelas camadas socialmente desfavorecidas, mas em cujo desenvolvimento participaram (e participam) as diversas classes sociais. Apesar disso, não temos conhecimento, na actualidade, de uma instituição que o represente sob este enfoque pois, embora este seja preservado de alguma forma em instituições nas várias regiões do Brasil, tais como nos museus de cidade, da imagem e do som ou de folclore, é explorado muito mais como uma mera manifestação que como resultado das relações apresentadas.
Assim, a opção pelo modelo de museu de identidade e em sistema de rede se justifica por acreditarmos ser a instituição museal um espaço de relação em que as comunidades possam se identificar e se representar, participando de todo o processo de implantação e manutenção.
Bibliografia
Anexos
anexo 1 - Tipologia de Museus
anexo 2 - Museu do Samba
Downloads
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under aCreative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.










