Educação patrimonial na escola, com a escola e para além da escola: uma conversa com professoras e professores em diálogo com Paulo Freire

Resumo

A pretensão deste texto é fazer um diálogo com professoras e professores sobre a educação patrimonial no chamado ambiente formal da educação, sem deixar de considerar a potencialidade da sua relação com o ambiente não formal. Para tanto, o debate parte das diretrizes da educação patrimonial instituídas pela Portaria/Iphan nº 137/2016, as quais são descritas e detalhadas, demonstrando como o pensamento do educador Paulo Freire perpassa e influencia a concepção de educação patrimonial instituída pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Brasil. O caminho argumentativo aponta no sentido de que as diretrizes destrinchadas defendem uma educação patrimonial pautada numa perspectiva dialógica, reflexiva e crítica, que deve ser desenvolvida com a participação efetiva das comunidades e das pessoas. Seguindo os ensinamentos da obra de Paulo Freire, a educação patrimonial deve assumir sua dimensão política que leva em consideração, de uma forma horizontal e democrática, os diferentes saberes, olhares e cosmovisões perante o patrimônio cultural e seus processos de preservação.

Palavras-chave: Educação patrimonial; Paulo Freire; patrimônio cultural; memória

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Publicado
2022-06-24
Como Citar
Tolentinho, Átila. (2022). Educação patrimonial na escola, com a escola e para além da escola: uma conversa com professoras e professores em diálogo com Paulo Freire. Cadernos De Sociomuseologia, 63(19), 107-116. https://doi.org/10.36572/csm.2022.vol.63.08