Desenvolvimento de públicos em perspectiva sociomuseológica
Resumen
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a relação dos museus com o público enquanto um aspecto da gestão museológica, que foi ganhando importância ao longo do tempo. Várias transformações ocorreram desde que a abertura dos museus ao público foi amplamente difundida, no século XIX. Essas transformações resultaram em uma abordagem mais centrada no visitante, na qual o uso do conceito de Desenvolvimento de Públicos foi disseminado tanto na política cultural quanto nas práticas museais. No entanto, este conceito tem um significado bastante amplo e ambivalente e é frequentemente usado de forma acrítica. A dualidade e os dilemas em torno do conceito de Desenvolvimento de Públicos serão abordados a partir de uma perspectiva sociomuseológica em um estudo de caso de três museus brasileiros: Museu da República, Museu da Língua Portuguesa e Muquifu — Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos.
Palavras-chave:
Sociomuseologia; Desenvolvimento de Públicos; Muquifu — Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos; Museu da Língua Portuguesa; Museu da República
Descargas
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.