A relevância das políticas públicas culturais de base comunitária na acessibilidade cultural para pessoas com deficiência
Resumen
Observa-se no Brasil a emergência do tema “acessibilidade cultural para pessoas com deficiência” e a ampliação de iniciativas nessa direção, mas, ainda se faz necessário fortalecer as políticas públicas de promoção da cidadania cultural. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o contexto da pauta da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência. Discute-se aqui iniciativas para qualificar a agenda de direito cultural desta população, bem como estratégias para comprometer os diferentes agentes do campo da cultura com a qualificação do capital cultural das pessoas com deficiência. O processo histórico de exclusão, invisibilidade e o preconceito ainda são barreiras a serem enfrentadas. Verifica-se ainda que a condição sociocultural da população com deficiência no Brasil e no mundo tem se apresentado como pauta significativa, tendo em vista o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável. Concluiu-se que as iniciativas culturais de base comunitária são fundamentais para a promoção da cidadania cultural de pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social. Desta forma, a perspectiva da sociomuseologia pode ser uma aliada na promoção da cidadania cultural desta população.
Palavra Chave: Acessibilidade Cultural. Pessoas com Deficiência. Cultura de Base Comunitária. Sociomuseologia. Vulnerabilidade Social. Cidadania Cultural.
Descargas
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.










