Manual Escolar: companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
Resumo
Parte-se de um confronto entre as orientações curriculares recentes sobre desenvolvimento de competências e a análise dessa problemática por diferentes autores. Conclui-se que o que está em causa para a actual escola e, por conseguinte, também para os manuais, é o desenvolvimento de atividades onde os alunos possam fazer mais do que limitar-se a receber informação sobre factos, isto é, que sejam
chamados a agir e a construir o seu conhecimento,
a um nível mais exigente, o da descoberta ou criatividade.
Em suma, a mobilização dos conhecimentos prévios, o confronto desses conhecimentos com novas solicitações e a sua reconstrução surgem como resultado do desafio lançado por situações problemáticas. Evocam-se depois trabalhos de um projeto sobre análise de manuais em que se constata
que, nos manuais analisados, apesar dos propósitos
enunciados de uma abordagem por desenvolvimento
de competências, as atividades propostas aos estudantes
se limitam, em geral, a propor uma repetição da informação contida nas páginas anteriores, a formular relações entre dois fenómenos já descritos ou conceitos apresentados (nos casos menos simples) ou a sugerir experiências cujo resultado é facilmente induzido. Na parte final, o artigo exemplifica com atividades problemáticas desafiadoras da curiosidade. Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar com pertinência e eficácia
uma série de situações.
Palavras-chave: curiosidade epistémica; situações problemáticas; desenvolvimento de competências; motivações para aprendizagem.
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