O ensino e aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética

  • José Luís Vieira de Almeida Universidade Estadual Paulista
  • Teresa Maria Grubisich Academia da Força Aérea

Resumo

Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende-se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.

Palavras-chave: Ensino; aprendizagem; dialética; mediação; sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-08-13
Como Citar
Almeida, J. L. V. de, & Grubisich, T. M. (2011). O ensino e aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética. Revista Lusófona De Educação, 17(17), 65-74. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2365